quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Os cortes e os salários do governo

Os cortes e os salarios do governo
Eu e a política nunca fomos grandes amigas, no entanto tenho andado atenta às recentes medidas do governo. E pelo que tenho visto o nosso “querido” governo só mexe onde não deve!

Cortar ordenados, cortar nas despesas com o ensino, com a saúde, entre outras,… não me parece nada a melhor forma de conseguir ultrapassar a crise, este tipo de medidas só traz revolta na população e a prova disso são as manifestações feitas e a greve geral marcada para dia 24 de Novembro!

No entanto até há coisas com as quais concordo. Tirar o subsídio de férias e de Natal ao contrário do que muitos portugueses dizem, não é uma má medida, é uma medida com lógica, se uma pessoa não trabalha não recebe! Se um ano só tem 12 meses porque receber como se tivesse 14?! Por exemplo os reformados que tanto reclamam, não trabalham e ainda recebem 14 meses de reforma? Não tem lógica, daí concordar com esse corte! Já para não falar que enquanto os trabalhadores actuais descontam para um dia mais tarde terem uma reforma miserável, há hoje em dias muitos reformados com reformas “simpáticas” que durante toda a vida descontaram um ano ou dois no máximo, e no entanto têm uma reforma maior do que aquela que muita gente vai ter no futuro!

Mas pensado bem, eu não tenho culpa das dívidas que o governo fez, nem eu nem muitas famílias portuguesas! Tanto dinheiro gasto em auto-estradas (que eu não utilizo), gasto em grandes hospitais que agora acabam por encerrar as urgências, por exemplo, o que faz com que se um português tiver um problema à noite, por exemplo, para poder dirigir-se a um hospital vai ter de se deslocar muitos quilómetros, enquanto que “ao lado” de casa tem um hospital novo onde foram gastos milhões de euros! Dinheiro gasto em aeroportos que tiveram 1000 passageiros (nem tanto) num ano! Entre tantas outras coisas que foram feitas e não são usadas pela maioria das famílias.

Outras coisas em que o governo gasta dinheiro de forma estúpida são os carros, têm de ser carros topo de gama e não é só um, quando compram é logo as dezenas ou centenas, já para não falar que os carros “antigos” mesmo que estejam como novos já não servem porque coitados já têm uns 3\4 anos (se tanto) por isso são velhos…

Agora pensando nos ordenados…se compararmos os ordenados de muitos portugueses (aproximadamente 500 euros mensais) com os ordenados dos políticos vemos que a diferença é enorme! Então pensando bem, quem manda é quem fez a imensa dívida portuguesa, entao porque não pô-los a eles a pagar uma “bela fatia” dessa dívida?!?! Vamos ver alguns exemplos, supondo uma família de 4 pessoas, em que os pais ganham ambos o salário mínimo, obtemos um rendimento mensal de 1000 euros +\- para esta família, e como acontece em muitas famílias os filhos estão a estudar e um ou mesmo os dois filhos poderão já estar na universidade! E com apenas 1000 euros esta família gere o seu dinheiro de modo a conseguir pagar todas as suas contas e quem sabe ainda consegue pôr algum dinheiro de parte! Se uma família com 1000 euros apenas “consegue”, então porque é que um político precisa de receber por exemplo 50 mil euros por mês?!?!  (poderão ver alguns ordenados de políticos aqui). Porque não diminuir drasticamente o salário mensal desta gente? Se uma pessoa trabalhadora, que as vezes até arranja dois empregos é obrigada a conseguir viver com o rendimento mínimo porque raio é que uns políticos que só nos levam para o “buraco” precisam de receber tanto por mês?!?!

Comecem por lhes baixar esses salários milionários e vão ver se não obtém uma boa dose do dinheiro para pagar a dívida que eles próprios fizeram! Depois disso já podem vir falar aos portugueses em sacrifícios, mas só depois de eles próprios saberem o que significa a palavra SACRIFÍCIO!

Sem comentários:

Enviar um comentário