domingo, 11 de setembro de 2011

Abandono animal

Abandono animal
É frequente ver animais a vaguear pela rua, magros só pele e osso cheios de fome, e a culpa disto é de quem? Cada vez mais existem pessoas capazes de abandonar animais e de os maltratar, conheço varias histórias de animais abandonados e mal tratados! Um cão era obrigado a estar 24h por dia num pequeno espaço (praticamente do mesmo tamanho do cão) ele fazia as necessidades no mesmo sítio onde a seguir era obrigado a dormir. E tudo porque o filho do casal era alérgico a cães, ora bem se o filho é alérgico porque arranjaram o animal, ou porque o obrigam a estar num sítio tão pequeno? Será que não tinham um espaço maior?

Outra historia foi me dada a conhecer por uma médica veterinária, na clínica onde ela trabalha existe um gato a cerca de um ano que foi lá abandonado pelos donos tem uma pata partida que nunca iria ficar boa! E eu penso será que o amor que estes donos têm pelos seus animais é assim tão pouco ao ponto de terem a coragem de os abandonar, porque eles são diferentes, ou porque vão de férias e não lhes dá jeito levar o animal??

Eu tenho 2 gatas e um cão, levo as minhas gatas todos os anos comigo de férias, o meu cão fica com a minha avó que não se importa de tomar conta dele. Mas caso não pudesse nunca na minha vida ia deixa-lo a borda de uma estrada entregue a sua sorte!

Outra época de muito abandono principalmente de cães é a época de caça que abriu agora, muito dos caçadores têm cães que não são tão bons como os donos gostariam, assim levam os cães consigo à caça deixando-os depois a mercê da sua sorte!

Alguns destes animais acabam por ter sorte, são acolhidos e adoptados, como é o caso do gato de quem falei a cima, na próxima segunda feira segue para casa da nova dona! Mas muitos deles não têm esta sorte e acabam mortos no meio da estrada!

Afinal que consciência é a destes donos que não têm o mínimo respeito pelos animais e têm a coragem de os deixar assim? Pensem que aquilo que vocês fazem agora aos animais é o que ensinam os vossos filhos a fazer, abandonar! Mas pensem que um dia quando forem velhos e precisarem de ajuda, os vossos filhos vão seguir estes exemplos mas em vez de abandonar os animais vão vos abandonar a vocês!

Sem comentários:

Enviar um comentário